segunda-feira, 20 de março de 2017

ENSINO RELIGIOSO

Valores Humanos (aula 1)



No Dicionário Aurélio, de língua portuguesa, temos valor como: qualidade que faz estimável alguém ou algo; importância de determinada coisa; preço; legitimidade.

 Mas o que são valores humanos?

Quando decidimos fazer algo, estamos realizando uma escolha. Manifestamos certas preferências por umas coisas em vez de outras. Evocamos então, certos motivos para justificar as nossas decisões.

Podemos definir os valores partindo das várias dimensões em que usamos:
a)    Os valores são critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas;
b)    Os valores são as razões que justificam ou motivam as nossas ações, tornando-as preferíveis a outras.
Exemplo: Participar numa manifestação a favor da categoria dos professores em prol de melhorias de salário e qualidade no ensino pode significar que atribuímos a essa ação um valor que chamamos de solidariedade.
Os valores humanos seriam, portanto, as razões ou motivos pelos quais nos faz se aproximar ou se afastar de certas pessoas ou que nos fazem optar por determinadas escolhas e decisões.

Os valores não são coisas nem simples ideias que adquirimos, mas apreciações ou julgamentos que traduzem nossas preferencias.
Existe uma enorme diversidade de valores, podemos agrupá-los quanto a sua natureza da seguinte forma:

·         Valores éticos: São aqueles que se referem às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa vida.  Exemplos: solidariedade, honestidade, verdade, bondade, altruísmo...
·         Valores estéticos: São os valores de expressão. Exemplo: harmonia; belo; feio; sublime (digno);trágico.
·         Valores religiosos: São os que dizem respeito à relação do homem com a transcendência. Exemplo: Sagrado, pureza, santidade, perfeição.
·         Valores políticos: São valores que geralmente estão voltados para opiniões, decisões, julgamentos e consensos universais. Exemplo: Justiça, Igualdade, imparcialidade, cidadania, liberdade.
·         Valores vitais: são aqueles referentes a vida, exemplo: saúde, força, entre outros.
Dinâmica: Escrever no quadro alguns valores sem seus conceitos e ler apenas o significado para ver se a turma consegue decifrar de que valor se trata.

 Valores Éticos
·   Amizade – sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual;
·         Amor – sentimento que predispõe alguém a desejar o bem a outrem, ou de alguma coisa.
·         Bom Humor – capacidade de perceber, apreciar ou expressar o que é cômico ou divertido.
·         Compaixão - pesar que em nós desperta a infelicidade, a dor, o mal de outrem; piedade, dó, condolência.
·         Cooperação – ato ou efeito de cooperar. Associação entre duas espécies que, embora dispensável. Traz vantagens para ambas.
·    Coragem – bravura em face do perigo, intrepidez, ousadia. Resolução, franqueza, desembaraço.
·         Disciplina – regime de ordem imposta ou livremente consentida.
·         Doçura – bravura, suavidade, serenidade, meiguice, ternura.
·         Entusiasmo – veemência, vigor, no falar ou no escrever, flama;
·         Felicidade – qualidade ou estado de feliz, ventura, contentamento. Bom êxito, sucesso;
·         Fidelidade – constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos, perseverança;
·         Generosidade - ação ou atitude generosa que deixa as pessoas mais alegres.
·   Gratidão – qualidade de quem é grato. Reconhecimento por um benefício recebido, agradecimento;
·      Honestidade – qualidade ou caráter de honesto, honradez, dignidade, probidade, decoro, decência, virtude;
·         Humildade – virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza. Respeito, reverência, submissão;
·         Justiça – conformidade com o direito; a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. A faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência.
·         Liberdade – faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação.
·         Poder de agir no seio de uma sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites impostos por normas definidas;
·         Misericórdia – compaixão suscitada, pela miséria alheia, indulgência, graça, perdão.
·         Paciência – Virtude que consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc., sem queixas e com resignação. Perseverança tranqüila;
·         Perseverança - qualidade ou procedimento de perseverante, pertinácia, constância, firmeza;
·         Polidez – delicadeza. Cortesia, civilidade, urbanidade. Formas de tratamento mais ou menos formais, ou de marcadores como, por favor, por gentileza;
·         Prudência – qualidade de quem agi com moderação, comedimento, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou de dano. Cautela, precaução;
·         Pureza - limpidez, transparência, nitidez, inocência, singeleza, sinceridade;
·     Respeito – reverência, veneração, obediência, deferência, submissão, acatamento. Lado pelo qual se encara uma questão, ponto de vista, aspecto;
·         Responsabilidade - qualidade ou condição de responsável,. Capacidade de entendimento ético-jurídico e determinação volitiva adequada, que constitui pressuposto penal necessário da pontualidade;
·         Simplicidade – naturalidade, espontaneidade, elegância. Caráter próprio, não modificado por elementos estranhos, ingenuidade, desafetação. Sinceridade, franqueza.
·         Temperança – qualidade ou virtude de quem é moderado, ou de quem modera apetites e paixões; sobriedade.
·         Tolerância – tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou de grupos determinados, políticos ou religiosos.
·         Trabalho – aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim; esforço incomum, luta, faina, lida, lide.
·         União – junção de duas coisas ou pessoas. Contato, justaposição. Pacto, aliança, liga. Reunião de forças, de vontades, etc., coesão, unidade.

Atividade

Leitura do Texto:
Valores humanos

Será que damos “valor” às pessoas que nos rodeiam? Quanto valem os nossos amigos? Qual o “preço” de uma amizade? Somos pequenos “pedaços de madeira” perdidos neste “mar” a que chamamos sociedade, pedaços de madeira como aqueles que podem ser apanhados por qualquer pessoa numa praia, atirados e maltratados, mas que também podem ser acarinhados e polidos pelas mãos de quem souber dar “valor” ao que está por trás desse pedaço de madeira…
A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem utilidade, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a outras. Quantos de nós não demos valor a alguém por termos sido maltratados ou ignorados por outra pessoa? Apesar do nosso valor estar na importância que temos para as pessoas que nos rodeiam, está também e principalmente na nossa própria valorização e na capacidade de tentarmos ser melhores.
Muitas vezes não valorizamos as pessoas que nos rodeiam, e de um dia para o outro podemos perder alguém querido, sem termos oportunidade de lhe dizer e mostrar o quão importantes eram e o quanto valiam para nós.


Fonte: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atividade-Avaliativa-De-Ensino-Religioso/775913.html

RESPONDA NO SEU CADERNO:

1) O que você entende por valores humanos?
2) Você dá valor às pessoas ao seu redor? Elas também te valorizam? 
3) Você se valoriza? Que atitudes você toma para que isto seja possível?
 4) Quais os valores humanos, que na sua opinião, contribuem para a convivência do homem em sociedade?
5) Cite exemplo de, no mínimo, dois valores para cada tipo de valores abaixo:
* valores éticos:_
*valores políticos:_
6) Quanto vale um amigo? Há quem diga que é “Melhor ter amigo na praça do que dinheiro na caixa.” Isto é um clichê muito ouvido quando o assunto é amizade. E você, concorda? Justifique.

7- O que você compreendeu pela expressão “pedaços de madeira” usada pelo autor dentro do contexto do texto?

8- Tente explicar o que o autor quis dizer no trecho “A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem utilidade, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a outras.”

9- Você acha justo não darmos o devido valor a alguém por termos sido maltratados ou ignorados por outra pessoa?

10- Relacione com o texto “valores humanos” e Explique a frase: “Cuide bem do seu jardim que as borboletas aparecerão.”
11- Diz um dito popular que a gente só dar valor as pessoas e/ou coisas quando perdemos. Você concorda? Justifique.

12- Leia os provérbios, escolha três deles e dê seu ponto de vista.

        As aparências enganam.
      Amor com amor se paga.
      Quem procura acha.
      Homem que é homem não chora.
             A corda arrebenta no lado mais fraco.
        A pressa é inimiga da perfeição.
             A mentira tem pernas curtas.

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